Aprenda a Instalar Falantes Novos e Módulo no Rádio Orig.

Espaço para publicar seu projeto de som do Kia Cerato e tirar dúvidas.

Aprenda a Instalar Falantes Novos e Módulo no Rádio Orig.

por GuiBritto » Sex Dez 12, 2014 6:12 pm

Galera vou passar as modificações que vou fazer em meu sistema de som, isso para ter uma boa qualidade por um preço não tão absurdo. Acho que é o mesmo que a maior parte de vocês querem fazer, vou apenas trocar todos os auto falantes das portas e acrescentar um amplificador de 4 canais. O rádio vou deixar o mesmo original do carro, que se não me engano ele não é 4 x 15w RMS como alguns disseram, não sei onde li mas parece que são 4 x 20 ou 26w RMS. Se estiver errado por favor me corrijam pessoal, mas se for mesmo de 15w RMS isso não afetará o projeto.

Vamos aos componentes do projeto que eu vou utilizar:
- Kit 2 Vias 6" JBL Selenium Bass 62V4A - 140 Watts RMS - Portas dianteiras.
- Par de Alto-Falantes 6" JBL Selenium Triaxial 6TR8A - 160 Watts RMS - Portas traseiras.
- Modulo Hurricane Ha4.120 480w RMS - Amplificador Mosfet (4 x 75w RMS em 4Ohmos) e (4 x 120w RMS em 2 Ohmos).
Esses serão os componentes do meu sistema. Os falantes comprei nessa loja PREMIER SHOP onde achei preços mais em conta que até no Mercado Livre.
A escolha pelo kit duas vias é pelo fato do mesmo vir ja com o crossover que filtra a passagem das frequências baixas, equalizando melhor o tweeter.

Montagem do projeto:
Veja esse tópico de como desmontar a moldura do carro.
Aqui na parte da montagem temos de levar em consideração muitos fatores que podem influenciar na qualidade acústica do seu som, não adianta ter super falantes com cabos baratos e de má qualidade que levam para o amplificador.
Primeiro você pode instalar os falantes novos nas portas. Talvez vá encontrar alguma dificuldade para isso, más é só procurar vídeos que tem muitos tutoriais a explicar.
Feito isso, temos de identificar os cabos que saem do radio para os falantes das portas. Segue esquema do rádio original.
Imagem

Vamos manter o conector original, apenas compre um chicote macho e fêmea para de 16 ou 8 vias para não ter que cortar nenhum cabo.
Identifique também o REMOTE, pq é nele que você vai puxar o "jump" para o sinal do Amplificador, assim ele liga quando você rodar a chave do carro.
Pronto depois de identificar você vai puxar todo os sinais do falantes para o local onde for instalar o modulo amplificador, junto também com os sinais de saída do radio. Nesse caso ficará com essa configurção:

Imagem

Se reparar a entrada do amplificador é em RCA e nosso rádio possui apenas saídas amplificadas, então é ai que muitos cometem o erro de apenas colocar um conector RCA na outra ponta. Não podemos ligar as saídas amplificadas diretamente nas entradas RCA do amplificador, pois a saída amplificada possui baixa impedância e tensões altas, entre 2 a 8 volts, não compatíveis com a entrada RCA, o que temos de fazer é atenuar esta tensão em 10 vezes e aumentar a impedância para 1K ohms, fazendo o perfeito "casamento" entre o Rádio original e o amplificador. Para fazer isso é bem simples, segue o esquema na imagem:

Imagem
Dois circuitos destes para cada cabo com par de RCA
Lista de material para um par de RCA:
- 4 capacitores de 47uF x 25 Volts
- 2 resistores de 10K 1/4 watts
- 2 resistores de 1K 1/4 watts
- 2 conectores RCA macho
- 2 conectores RCA fêmea
Você não vai gastar mais que R$15,00 para comprar tudo.

Coloque esse conversor o mais perto possível do amplificador, para o cabo não ter que correr grande extensão em baixa potencia, essa potencia ira se "perder" pelo caminho.
Se achar que não consegue fazer esse esquema você tem duas opções, ou pede algum eletrônico que o faça, ele vai cobrar pouco para fazer isso pq é muito simples, ou você pode comprar um conversor já feito de fabrica, creio que na loja que mencionei a cima tenha e no ML também.
A minha eu mesmo irei fazer.

Outra coisa importante, não passe os cabos de alimentação do amplificador junto com os dos sinais dos falantes, passe um de cada lado do carro, isso evitará interferências no som.

Espero ter ajudado, e se tiver faltando alguma coisa que não deixei claro, por favor deem a vossa opiniões pessoal.
Depois de montar o meu, darei um feedback a vocês. ;)
Editado pela última vez por GuiBritto em Seg Dez 15, 2014 1:12 am, num total de 1 vezes

Data de registro: Qua Dez 10, 2014 7:12 pm

Re: Aprenda a Instalar Falantes Novos e Módulo no Rádio Orig

por caiomarques » Sáb Dez 13, 2014 2:13 pm

Primeiramente, obrigado pela ajuda que tem me dado Gui!
E parabens pelo topico! Com certeza tira mt duvida da galera q tem o mesmo objetivo q o nosso...

Baseado em suas dicas e analisando o meu amplificador, que tem 4x35 que seria pouco e que ainda por cima, fui ver e ele é booster (cl1000 da stetsom) :/

Com isso dei uma pesquisada em uns amplificadores que me desse proximo a 60 rms 4 canais e 4 ohms para casar potencia e impedancia. Mas veio a primeira dúvida, os mosfet que você indicou tem de rca e de fio? Até tenho o adaptador de rca e faria o q indicou no topico, mas n seria ideal já comprar de fio? Ou não? Rs

Dei uma olhada nesses:
http://www.premiershop.com.br/modulo-am ... -1146600/p

http://www.premiershop.com.br/modulo-am ... -1094400/p

http://www.premiershop.com.br/modulo-am ... -1013600/p

Eu passei ontem em uma loja e o cara me indicou a instalacao de dois taramps 2x50, mas fui ver e eles são 2 ohms...existe alguma instalacao para casar potencia e impedancia ou continuaria sendo fraco p 4 falantes de 60 rms 4ohms...esse eh o taramps:

http://www.premiershop.com.br/modulo-am ... -1100100/p

Abraços

Data de registro: Seg Jul 14, 2014 12:01 pm

por GuiBritto » Dom Dez 14, 2014 6:12 pm

caiomarques escreveu:Primeiramente, obrigado pela ajuda que tem me dado Gui!
E parabens pelo topico! Com certeza tira mt duvida da galera q tem o mesmo objetivo q o nosso...

Baseado em suas dicas e analisando o meu amplificador, que tem 4x35 que seria pouco e que ainda por cima, fui ver e ele é booster (cl1000 da stetsom) :/

Com isso dei uma pesquisada em uns amplificadores que me desse proximo a 60 rms 4 canais e 4 ohms para casar potencia e impedancia. Mas veio a primeira dúvida, os mosfet que você indicou tem de rca e de fio? Até tenho o adaptador de rca e faria o q indicou no topico, mas n seria ideal já comprar de fio? Ou não? Rs

Dei uma olhada nesses:
http://www.premiershop.com.br/modulo-am ... -1146600/p

http://www.premiershop.com.br/modulo-am ... -1094400/p

http://www.premiershop.com.br/modulo-am ... -1013600/p

Eu passei ontem em uma loja e o cara me indicou a instalacao de dois taramps 2x50, mas fui ver e eles são 2 ohms...existe alguma instalacao para casar potencia e impedancia ou continuaria sendo fraco p 4 falantes de 60 rms 4ohms...esse eh o taramps:

http://www.premiershop.com.br/modulo-am ... -1100100/p

Abraços

@caio
todos esses módulos que você mandou o link em cima são digitais, geralmente a galera usa módulos digitais em instalações com altas potencias, más também são bons para esse tipo projeto que estamos querendo fazer, a diferença é eles não possuem um crossover como os dos amplificadores mosfet, isso permite melhor equalização do som.
quanto a sua pergunta em respeito a entrada do amplificador ser ou não ser RCA, não sei se sei bem te responder, mas creio que não terá muita influência na instalação, o que posso te dizer é a diferença que tem em um rádio que tenha RCA e um como nosso que só tem saídas amplificadas.

Saída RCA:
Vantagens:
Baixo nível de ruído (baixa distorção) e ampla resposta de frequência (20Hz a 20KHz)
Desvantagens:
Preço caro a ser pago pelos cabos e conectores (paga-se mais pela maior qualidade do som)
Em alguns aparelhos antigos a tensão é baixa, cerca de 0,5 Volts tornando o áudio suscetível a interferências e ruídos.

Saída Amplificada:
Vantagens:
Boa potência para alimentar os alto-falantes de sistemas simples, normalmente tem potência em torno de 25 Watts RMS por canal.
Ótima utilização para projetos simples e baratos.
Desvantagens:
Resposta da frequência não muito plana, isto é, perde um pouco a intensidade do som nas frequências graves ou agudos.
Resposta de frequência não extendida, muitos cd-players possuem resposta de frequência de 50Hz a 15KHz sendo que o ideal seria de 20Hz a 20KHz
Há distorção para alta intensidade sonora.

Lembrando que isso para instalações do rádio direto para os auto-falantes.
Acho que esse Módulo Amplificador Digital Taramps TS-400x4 - 4 Canais - 400 Watts RMS é o melhor para a sua instalação, vou procurar saber se tem alguma influência entre o que tem RCA e o que não tem, apesar de serem os dois Digitais.
Se não tiver tanta pressa em montar o teu eu posso te dizer como ficou o meu instalando nos RCA, mas ainda estou esperando os meus falantes chegarem.

por caiomarques » Seg Dez 15, 2014 11:20 am

Gui, tenho tempo sim. Até mesmo pq, depois que descobri que tenho que comprar um módulo, estou esperando cartão virar rs

Achei esse módulo tipo mosfet da hurricane, tinha um outro da marca booster mosfet sendo que 4x75 10 reais mais barato rs, mnas ainda tinha frete.

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB- ... o-mono-_JM

Esse hurricane seria 4x100... mais do que meus pobres alto falantes rs. Tem risco de estoura-los? Tenho que ter algum cuidado? pq na caixa deles vem 60w rms, máximo de 120w...

Com esse hurricane fica bom? :D :D :D

A instalação vou fazer em um cara de som perto da rua mesmo, não sei fazer. Tem algo que devo mencionar a ele para questões de instalação com relação a fiação?

por GuiBritto » Seg Dez 15, 2014 3:32 pm

@caio,
pelo que sei, o alto-falante convém ser mais potente que o amplificador para evitar distorções também, esse modulo que você mandou é bom no caso se vc for colocar um subwoofer na mala, ai fica com 320w RMS em Brigde, mas tera que alimentar os 4 falantes em 2 canais apenas. Ele serve para o seu projeto também, porém tenha cuidado e equilibre bem a potencia distribuida para os auto falantes para não danifica-los e nem distorcer o som pelo fato do amplificador aplicar mais potencia que a suportada pelo falante.

Em relação a instalação, peça ao cara que puxe os 4 canais por completo que sai do raido para o amplicador, pq tem uns caras ai que só puxam 2 e então fica apenas com 2 conectores RCA's, dai para conectar no 4 canais de entrada do aplificado eles colocam dois cabos RCA em Y tipo esse da foto:
Imagem
Então você terá apenas 2 canais das saídas amplificas do teu radio ligadas no amplificador, e isso não ficara nada bom, mas eu creio que esse teu eletricista auto não faça dessas asneiras.
Outra coisa, não esqueça de pedir ele para colocar um conversor para as RCA, ou então fazer um como o do esquema que mandei. Eu vou fazer pq achei os conversores caros pra mandar trazer pelos correios, eu este sábado comprei tudo e gastei R$20,00 o mais caro foi a placa pra soldar os resistores e os capacitores, comprei uma placa já perfurada. ashashashas.. :lol:

Uma dica, veja nesses feirões que a galera faz no face, veja se não acha alguém vendendo um amplificador no precinho ai tua cidade. ;)

por caiomarques » Seg Dez 15, 2014 4:49 pm

Vou acertar o modulo então... Para puxar os 4 canais por completo precisarei de 2 conversores ne?

Andei lendo que o ideal eh o dobro de potência do amp em relação ao falante, assim trabalharia com folga evitando clipar e queimar os falantes... De certa forma meus falantes são de 60 rms com max de 120 e acredito q n forcando o audio n causara danos com o amp 4x100...

por adrianribeiro » Sáb Ago 05, 2017 5:16 pm

E para abrir o forro das portas no modelo 2015? Alguém pode me ajudar? Sou novo aqui e não encontrei aqui no fórum.

Obrigado

Data de registro: Sáb Ago 05, 2017 4:57 pm